top of page

Igreja Universal é acusada por TV portuguesa de manter uma rede de adoções ilegais

  • Foto do escritor: Ibison Souza
    Ibison Souza
  • 11 de dez. de 2017
  • 1 min de leitura

Após uma investigação de 7 meses, a televisão portuguesa TVI denuncia um esquema de tráfico internacional de crianças comandada pela Igreja Universal do Reino de Deus, liderada pelo empresário Edir Macedo.


Em uma série de reportagens com dez episódios, intitulada “O Segredo dos deuses”, a investigação promete revelar o “segredo mais bem guardado da Igreja Universal” no “novo escândalo que vai abalar Portugal”. A investigação teve acesso a mais de dez mil documentos e consultou 40 processos. Mães das crianças roubadas também foram ouvidas pelas jornalistas Alexandra Borges e Judite França.


A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) tinha, na década de 90, um lar ilegal de crianças, em Lisboa, de onde desapareceram vários menores roubados às suas mães.


As crianças eram entregues diretamente no lar, à margem dos tribunais, por famílias em dificuldades e acabavam no estrangeiro, adotadas, de forma irregular, por Bispos e Pastores da igreja.


"Estas mães literalmente foram roubadas no que diz respeito aos seus filhos, de quem não sabiam há mais de 20 anos. Esta investigação só foi possível ser conhecida 20 anos depois. Agora, algumas pessoas saíram da Igreja, começaram a ver com distanciamento e guardaram, inclusivamente, documentação original daquela altura. É uma história muito grave. (…) Temos histórias complicadíssimas”, explicou Alexandra Borges, no Jornal das 8 da TVI.


A investigação aponta que os próprios netos de Edir Macedo seriam crianças roubadas do Lar Universal, instituição ligada à igreja que fazia obras sociais.


Assista abaixo ao vídeo com a chamada exibida pelo canal:


Comments


bottom of page