Casa Forte se prepara para receber a 39ª Festa da Vitória Régia
- Ibison Souza
- 10 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

Durante os dias 10, 11 e 12 de novembro, a praça de Casa Forte, na Zona Norte do Recife, será palco da 39ª Festa da Vitória Régia. Neste ano, após a morte do padre Edwaldo Gomes, que participou do começo da organização, o evento será presidido pelo padre Deyvson Soares. Os homenageados de 2017 são os paroquianos, que, segundo o sacerdote, são os principais responsáveis pela organização e realização da festa.
Sob o tema “Fazendo o bem, sem olhar a quem”, a festividade deve receber um público estimado de 50 mil pessoas nos três dias, segundo a organização. “A própria lição que o padre Edwaldo deixou para nós, de Igreja viva e atuante dentro da comunidade eclesial, o testemunho é uma coisa muito forte. Era uma pessoa que se gastou ao longo dos anos por um projeto tão bonito. A festa que começou com essa aparência de quermesse, de festa da Igreja, foi se agigantando ao longo do tempo a ponto de fazer parte do calendário cultural de Pernambuco”, explicou o padre Deyvson.
Toda a renda arrecadada no evento será destinada às obras das pastorais da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com destaque para a Casa da Criança Marcelo Asfora, que atende crianças e adolescentes também no bairro de Casa Forte. A festa terá 25 tendas de alimentos, artesanato, brinquedos. A abertura será nesta sexta-feira (10), às 18h, com a fala do padre Deyvson Soares, depois seguem apresentações de pastoris, bandas locais e corais de escolas.
Programação
Quem abre o festejo, na sexta-feira (10), às 18h, é o padre Deyvson Soares, novo administrador da paróquia. Depois, o Pastoril da Casa da Criança toma conta do palco. No palco central, desfilarão bandas e corais de colégios da Zona Norte do Recife, Los Cubanos, Banda Vinil, Benil e outros artistas locais.
No sábado, às 16h, tem corrida para os que se preocupam em manter o corpo são. Já o domingo (12) é dia de passeio ciclístico às 8h30 e também da criançada se dedicar à pintura na praça, além de se divertir com a apresentação do Palhaço Chocolate, das 11h às 12h. A programação encerra às 20h com apresentação do Grupo Éfeta, da Paróquia de Casa Forte.
De acordo com Roberto Chaves, coordenador da festa, existe uma preocupação da organização com o impacto no ambiente em torno do evento. “A Vitória Régia já foi uma festa muito barulhenta, que cresceu de uma maneira inesperada nos últimos três anos. Queremos reduzir ao máximo o incômodo aos vizinhos e resgatar o espírito tradicional, de festa familiar. Por isso, nosso palco principal vai parar mais cedo. Na sexta e sábado ele encerra às 23h30. E no domingo, às 20h”, informa.
Por outro lado, esse ano o evento traz como novidade pequenos palcos com música voz e violão entre as barracas, onde as pessoas poderão pedir canções de sua preferência.
Atenção: a partir da quinta-feira (11), a CTTU deve interditar umas das vias da Praça por causa da montagem do Parque Infantil.
SERVIÇO 39ª Festa da Vitória Régia Praça de Casa Forte Sexta (10), das 18h às 23h30 e sábado (11), das 16h às 23h30 Domingo (12), das 8h30 às 20h Evento gratuito
Foto: Paróquia de Casa Forte/divulgação
Comentarios