top of page

A 11ª Caminhada dos Terreiros de Pernambuco percorre as ruas do Centro do Recife

  • Foto do escritor: Ibison Souza
    Ibison Souza
  • 1 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Nesta quarta-feira, acontece o tradicional cortejo das religiões de matrizes africana, a Caminhada dos Terreiros de Pernambuco. Em sua 11ª edição, a atividade pede visibilidade e respeito a religiões, como o candomblé, a jurema e a umbanda. A concentração será às 14h, na Avenida Alfredo Lisboa. Na ocasião, 14 lideranças religiosas farão pronunciamentos, em seguida, haverá o xirê, celebração com cânticos e danças para todos os orixás.


Para acompanhar a caminhada, que segue pela Avenida Marquês de Olinda, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Dantas Barreto, Avenida Guararapes até o Pátio de São Pedro, será disponibilizada ainda a Frevioca, além de banheiros químicos na concentração e na dispersão, no Pátio de São Pedro, e no percurso. Também será disponibilizado ônibus para transportar as iyás até a concentração.


A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou operação especial de trânsito para acompanhar a 11ª Caminhada dos Terreiros de Pernambuco. As ações terão início às 13h, com agentes de trânsito sendo destacados para a Ponte Giratória, ruas da Moeda e Vigário Tenório, além da Avenida Alfredo Lisboa, para o monitoramento da área.


A expectativa é de que a caminhada tenha início às 17h30, seguindo trajeto pela Avenida Marquês de Olinda, Ponte Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto e Pátio do Carmo, onde o evento será encerrado.


A depender da necessidade, a CTTU poderá realizar a interdição temporária do acesso ao Marco Zero, na Avenida Alfredo Lisboa, no bairro do Recife. Dessa forma, os condutores que seguem pela Ponte Giratória, sentido Centro, deverão realizar o desvio pela Avenida Martins de Barros. Um efetivo de 20 agentes de trânsito foi destacado para acompanhar todo o percurso, montando bloqueios itinerantes ao longo da passagem dos religiosos e garantindo a orientação dos condutores e a segurança viária. As operações seguem até as 20h, horário esperado para a dispersão total do público.


A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) vai reforçar a limpeza com uma equipe de varrição e coleta de resíduos, principalmente antes e depois do evento. Caminhada dos Terreiros pede respeito às religiões de matrizes africanas e indígenas.


Comments


bottom of page