top of page

Câmara dos Deputados rejeita segunda denúncia contra Temer

  • Foto do escritor: Ibison Souza
    Ibison Souza
  • 26 de out. de 2017
  • 1 min de leitura

Após 12 horas e 20 minutos de sessão, a Câmara dos Deputados negou o prosseguimento da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer. Foram 251 votos favoráveis a Temer e 233 contrários. Dois deputados se abstiveram e outros 25 se ausentaram.


A vitória do peemedebista, porém, foi mais apertada do que na primeira denúncia barrada pela Câmara - foram 263 votos favoráveis a Temer e 227 contrários.


Temer foi denunciado pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça. A denúncia rejeitada pela Câmara também inclui os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral), acusados de organização criminosa.


Com a decisão da Câmara, a denúncia fica suspensa até que Temer conclua seu mandato. A Justiça poderá, no entanto, julgá-lo quando ele deixar de ser presidente, caso considere as acusações consistentes.


Embora favorável ao presidente, o resultado indica que ele terá dificuldades em reunir o apoio necessário (308 deputados) para aprovar sua ambiciosa proposta de reforma de previdência.


O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que tem assumido uma postura mais conflituosa com Temer, voltou a manifestar total compromisso com a aprovação das mudanças na previdência, mas apontou certo desgaste na relação entre governo e a Casa após as duas denúncias. "O presidente saberá refletir qual o melhor caminho para restabelecer sua relação com os deputados", afirmou.


Comments


bottom of page