top of page

Lixo se acumula no município de São Lourenço da Mata

  • Foto do escritor: Ibison Souza
    Ibison Souza
  • 19 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

Moradores de São Lourenço da Mata denunciam a falta de coleta de lixo no município, a situação precária no transporte escolar e falta de merenda para os estudantes. Eles afirmam que há mais de 5 dias o serviço não é realizado no município. A empresa responsável pela limpeza urbana do município retomou as atividades na quarta-feira (18), no centro da cidade, e, segundo o prefeito em exercício, José Gabriel Neto, começam os trabalhos nos bairros do subúrbio a partir dessa quinta-feira (19).


O atual prefeito afirmou que a coleta de lixo na cidade vai ser completamente regularizada em até dez dias. Há mais de uma semana, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu os pagamentos de vários contratos de serviços públicos. A medida foi tomada por suspeita de irregularidades nos acordos entre a administração municipal e as empresas responsáveis pelos trabalhos, assinados na gestão do prefeito afastado, Bruno Pereira (PTB).


Além do transporte, os alunos sofrem com a falta de merenda nas escolas. Por causa do problema, as unidades de ensino precisam liberar os estudantes mais cedo. As aulas acontecem das 7h às 9h. A mãe de uma aluna diz que mora longe da escola e que quando volta para casa, depois de deixá-la na escola, a estudante já está de volta.


A situação dos estudantes que usam condução escolar também é complicada. Três dos ônibus que fazem o transporte estão sem os vidros nas janelas. Os outros veículos da frota não têm pintura indicando que fazem transporte escolar. Falta cinto de segurança, os bancos estão quebrados e o revestimento de alumínio está solto. Em um deles, não há vidro na porta, que é presa com corrente e cadeado.


De acordo com o prefeito, as merendas foram realocadas de escolas em que havia mais materiais para onde faltava. Ainda segundo José Gabriel, não há confirmação do retorno integral da merenda escolar ou a melhoria no transporte, mas, a previsão é de que, até o fim de outubro, a prefeitura firme contratos para esses serviços.


Comentários


bottom of page