top of page

Hemocentro convoca doadores de sangue em Pernambuco

  • Foto do escritor: Ibison Souza
    Ibison Souza
  • 18 de out. de 2017
  • 1 min de leitura


A Fundação Hemope está convocando os cidadãos pernambucanos para comparecerem aos hemocentros do estado para fazerem doações de sangue. As unidades registraram queda do número de doadores em virtude de feriados prolongados e datas comemorativas.


"Infelizmente, o estoque do Hemope está crítico e necessitando de uma resposta rápida da população para atender à comunidade e, neste momento, todos os tipos sanguíneos são importantes. Feriados longos são prejudiciais nesse sentido porque o doador viaja e isso impede que ele faça sua doação regular. Estamos registrando uma queda crescente, a cada mês, desde agosto, de 20% nas coletas, gerando um déficit 30% nos atendimentos às unidades de saúde", alertou Ana Sena, gerente do Hemocentro do Recife.


O Hemope fornece hemocomponentes para os hospitais da rede pública, garantindo o atendimento aos pacientes que estão com sangramentos, em tratamento quimioterápico e para realização de cirurgias e transplantes. O doador pode ir ao Hemope de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive nos feriados. Também é possível agendar a doação ligando para o 0800.081.1535.


Os candidatos a doação podem comparecer ao Hemope. Jovens que tenham 16 anos completos devem estar acompanhados de responsável legal e a idade máxima é de 69 anos, desde que não seja primeira doação. É obrigatória em todas as doações a apresentação de um documento oficial do Brasil, com foto. A ação dura, em média, 50 minutos.


Além do hemocentro do Recife, localizado no bairro do Derby, na capital, os interessados podem realizar a doação também em unidades em Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri e Serra Talhada.


Comments


bottom of page